top of page

Depressão

  • psicologasilvanafa
  • 17 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Depressão é um conjunto de diferentes pensamentos, sentimentos, comportamentos e experiências, ou seja, como está sua saúde física, seu sono, apetite e os seus pensamentos nas últimas semanas.



A depressão é caracterizada pelo desânimo e perda de interesse em atividades do seu dia a dia que antes eram prazerosas para você. Surgem os sentimentos de inutilidade ou culpa; dificuldade de concentração ou de tomar decisões; cansaço ou baixa energia; insônia ou hipersonia, ou seja, você quase não consegue dormir à noite ou, ao contrário, sente muito sono e tem vontade de passar o dia todo na cama; perda de apetite, perda de peso ou ganho de peso; agitação ou lentidão para as atividades do dia a dia; irritabilidade e, em alguns casos, pensamentos de morte ou suicídio.

Quando uma pessoa está deprimida tem pensamentos negativos em relação a si mesmo, como pensamentos autocríticos que contribuem para baixa autoestima e baixa autoconfiança. Também tem pensamentos negativos sobre suas experiências de vida, nota e lembra mais vividamente dos aspectos negativos do que os eventos positivos ou neutros. Tendem a olhar e lembrar mais dos aspectos negativos que acontecem no dia a dia do que as coisas positivas. Por exemplo, focar nos 7 afazeres que não conseguiu concluir em um dia do que nos 5 afazeres que conseguiu.

Outros, são pensamentos negativos em relação ao futuro, prevendo ou antecipando que os acontecimentos vão acabar mal. Por exemplo, prevê que uma conversa não ocorrerá bem, que um problema não pode ser resolvido e que não existe uma saída para seus problemas. Em sua forma mais estrema, a desesperança pode estimular pensamentos suicidas.



COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ COM DEPRESSÃO


Você precisa procurar um profissional da saúde mental para ter certeza de que os sintomas que você sente é depressão. O profissional psicólogo ou psiquiatra vai utilizar o Manual de Diagnósticos Internacional chamado DSM para avaliar seus sintomas e verificar se é algo corriqueiro, de uma fase ruim, ou se realmente é depressão. Antes de dar o diagnóstico, vai avaliar e descartar que você possa estar com algum problema de saúde que pode dar origem à depressão e também levar em consideração o que está acontecendo em sua vida nas duas últimas semanas.



Por Silvana Fávero.

Psicóloga, CRP-08/24972



As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um psicólogo ou médico psiquiatra.


 
 
 

Comments


Por Silvana Fávero, Psicóloga - CRP 08/24972

bottom of page