top of page

O que é psicoterapia

 

A psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo com formação em psicologia clínica. Tem como objetivo que o paciente supere dificuldades cognitivas, emocionais ou comportamentais.

É um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos. (Conselho Federal de Psicologia, Resolução Nº 010/00 de 20 de dezembro de 2000).

O que é psicoterapia?

Como funciona

A psicoterapia é um processo que ocorre por meio de encontros entre psicólogo e paciente (online ou no consultório físico) e visa trabalhar nas sessões as questões trazidas pelo paciente. Cada consulta/sessão tem duração de 50 minutos, realizada semanalmente, em horário combinado.

 

Na Terapia Cognitivo-Comportamental, o objetivo será baseado nas metas que o paciente quer alcançar e a medida que é alcançada essas metas, pode-se construir outras posteriormente. É orientada para objetivos e focada na resolução de problemas de modo colaborativo, em que psicólogo e paciente trabalham juntos para resolver as questões desejadas.

 

O ambiente da terapia é acolhedor, de apoio, sigiloso e a postura do psicólogo é neutra e sem julgamentos.

 

Além de oferecer auxílio em momentos de aflição, sofrimento ou alguma dificuldade, também permite um maior entendimento frente às questões da vida. Por isso, a psicoterapia não é somente para quem está em sofrimento psicológico, mas também para quem busca crescimento pessoal e autoconhecimento. Ter um entendimento melhor de si mesmo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos gerando assim, uma melhor satisfação com sua vida.

Como funciona a psicoterapia?

Porque ir no psicólogo

 

A psicoterapia é considerada uma das principais ferramentas para o alívio do sofrimento e para a construção do bem estar. Na medida que falamos sobre nossas aflições, ampliamos nossa visão de mundo e nos modificamos.
 

Crescemos acreditando que buscar ajuda em momentos difíceis seja sinal de fragilidade, falta de vontade ou fraqueza e que devemos ser autossuficientes. Fazer psicoterapia não é um sinal de fraqueza, ao contrário, é uma demonstração de coragem, lucidez, força e determinação para mudar o que te impede de ter uma vida mais valiosa.

Porque ir no psicologo?

Quando buscar ajuda 

 

Quando você se sentir constantemente ansioso, estressado, irritado; com ataques de pânico, medo decorrente de alguma fobia; sensações prolongadas de mal humor, desamparo; baixa autoestima e insegurança pessoal; incapacidade de controlar certos comportamentos; preocupação excessiva e agressividade; alterações bruscas e acentuadas de humor; uso abusivo de álcool ou outras drogas; experiências dolorosas atuais ou passadas; traumas; problemas de relacionamento familiar ou no trabalho. A psicoterapia também auxilia no tratamento de doenças crônicas que interferem em seu bem estar físico ou emocional, em situações de divórcio, desemprego e morte de um familiar ou amigo.
 

Muitos problemas de saúde mental não melhoram com o passar do tempo, por isso não prolongue ainda mais sua angústia e aflição, busque ajuda de um psicólogo(a).

Quando buscar ajuda de um psicologo?

Os 5 benefícios

 

1. Autoconhecimento

Quem sou, o que quero, o que valorizo? Nos questionamos ao longo da vida, mas nem sempre conseguimos chegar a um consenso. Com a ajuda de um psicólogo, você pode compreender melhor a si mesmo, seus valores e objetivos pessoais.

 

2. Conexão com as emoções

Na correria do dia a dia, vários sentimentos surgem como raiva, tristeza, frustração, medo, culpa, alegria, gratidão etc. Quando não compreendemos essas emoções, ficamos confusos. Se conectar com aquilo que sentimos nos ajuda escolher a melhor forma de agir nas situações de nosso entorno, nos torna mais ágeis na busca daquilo que realmente nos faz bem e também na evitação de situações que nos fazem mal. Estar atento aos nossos sentimentos é uma das maneiras de desenvolver nossa capacidade de enfrentamento emocional.

 

3. Ressignificações de crenças

Aprendemos desde a infância várias lições com pessoas as quais convivemos. Assim, vamos formando nossos pensamentos, atitudes, ideias, o que é certo e errado, proibido e permitido etc., ou seja, as nossas crenças em relação as coisas. É comum que a repetição inflexível das crenças ao longo do tempo torne seu objetivo inicial não mais funcional para o momento presente, gerando sofrimento e angústias. Em virtude disso, é necessário darmos espaço para novas crenças mais adaptativas, pois a realidade e o contexto mudam.

Se hoje você tentasse vestir as roupas que usava na infância elas serviriam? Acredito que não serviriam mais ou, se servissem, ficariam apertadas e não se encaixariam mais como antes. Do mesmo modo que as roupas da infância, as crenças também precisam mudar, o que nos serviu em um dado momento da vida hoje talvez não nos servem mais. Por isso, é interessante percebermos essas crenças para verificar se elas são adaptativas a realidade atual ou não, se estão nos ajudando ou nos atrapalhando.

 

4. Desenvolvimento de habilidades

A psicoterapia promove o desenvolvimento de novas habilidades com intenção de melhorar as relações interpessoais e individuais para o enfrentamento das situações cotidianas.

 

5. Motivação

Com acompanhamento de um profissional, durante a psicoterapia, você se reconecta com suas metas e objetivos para vida. O que você fazia no passado que gostava e deixou de fazer? Como gostaria que fosse sua vida? Qual é o primeiro passo que você pode dar em direção de algo que é importante para você?

 

 

Por Silvana Fávero.

Psicóloga, CRP 08/24972

Os 5 beneficios

Por Silvana Fávero, Psicóloga - CRP 08/24972

bottom of page